EBERRON - EXPEDIÇÕES A XEN'DRIK - O CÓDICE CARMESIM

 

Mapa de Khorvaire



EXPEDIÇÕES A XEN'DRIK - O CÓDICE CARMESIM

 UMA HISTÓRIA SOBRE O PODER

 

 

Em fevereiro de 2006, Shawn Merwin - designer de RPG, escritor e editor contratado até os dias atuais pela Wizards of the Coast e que também colaborou com empresas como a Kobold Press e Alligator Alley Entertainment, com inúmeros trabalhos publicados sobre, mas não somente, Eberron, Greyhawk, Forgotten Realms e Darksun - escreveu uma coluna chamada Expedições a Xen'drik (Xen’drik Expeditions, no original), publicada gratuitamente na página da WotC, e da qual traremos alguns artigos mais interessantes aqui na Meus Pergaminhos para vocês. Esperamos que gostem!






 


EXPEDIÇÕES A XEN'DRIK - O CÓDICE CARMESIM

UMA HISTÓRIA SOBRE O PODER

 


Texto original de Shawn Merwin publicado no site da Wizards of the Coast em 08/08/2006.



O que é o Códice Carmesim?


Atrás de cada rei, rainha, imperador, imperatriz, duque ou duquesa, uma rede de pessoas puxa as cordas e sutilmente influencia as marés e contramarés do poder. Khorvaire não é diferente. Desde a fundação das Cinco Nações e a criação do reino unido de Galifar, um grupo tem atuado como os mediadores do poder e os fazedores de reis que guiam aqueles que estão aos olhos do público como governantes.


O Códice Carmesim tem suas raízes no grupo consultivo do primeiro rei de Galifar. Mesmo um homem com tanta sabedoria e carisma como o rei Galifar I reconhecia a necessidade de confiar no conselho de outros, que tinham à sua disposição dezenas ou mesmo centenas de seguidores e servos leais. Nos séculos que se passaram após a morte de Galifar I, os poderes por trás dos governantes trabalharam incansavelmente para garantir a estabilidade em Khorvaire e consolidar seu próprio poder no processo.


Como em qualquer organização, os caprichos e ambições pessoais de seus membros às vezes podem ofuscar os objetivos da organização como um todo. Isto é exatamente o que aconteceu com a morte do Rei Jarot em 894 AK. Em vez de permanecer completamente focado na existência contínua de um reino unido, certos membros desse grupo misterioso tentaram manipular a política e a economia da situação para se dar mais poder e influência. Como resultado, a situação já instável se deteriorou, até que finalmente a guerra civil abalou Galifar. O grupo fragmentado tentou se unir e forjar a paz, mas as rodas já estavam em movimento. Quase 100 anos se passaram antes que o grupo pudesse se reunir nos bastidores e desencadear os eventos que levariam ao Tratado de Castrono.


Um dos eventos que unificaram esses grupos de poder divergentes foi a descoberta, coleta e tradução de várias peças da Profecia Dracônica em um único documento por um estudioso de Korranberg chamado Ohnal Caldyn. Este documento, conhecido como os Fragmentos de Caldyn pela maioria, deu aos poderes por trás dos tronos um ponto de partida através do qual concentrar seus esforços. Tomando o nome Códice Carmesim após o tomo compilado por Ohnal Caldyn, este grupo se comprometeu a usar a Profecia, bem como os segredos guardados no continente de Xen'drik e em outros lugares, para restabelecer seu controle sobre os eventos de Khorvaire e aumentar seu poder em Eberron. Desta forma, o objetivo final do Códice é a paz duradoura e um reino unificado em Khorvaire através do estudo e manipulação da Profecia Dracônica. No entanto, sempre que há um grande poder como o contido na Profecia, há pessoas que buscam esse poder para seus próprios fins.







Quem se junta ao Códice Carmesim?


Enquanto os líderes desta facção são geralmente magos, sábios, sacerdotes e filósofos em pósições de poder, a organização é muito mais do que um quadro de intelectuais. Certamente a facção atrai aqueles que procuram desvendar os mistérios da magia e o grande poder que está adormecido em Xen’drik. Bardos, bruxos e quaisquer outros colecionadores de conhecimento são atraídos pelo Códice, esperando ser a pessoa que encontrará e interpretará a próxima grande parte da Profecia.


O Códice Carmesim também depende muito de espiões, ladinos e até guerreiros implacáveis ​​que podem navegar no perigoso cenário político de Khorvaire e Xen’drik. Os membros do Códice Carmesim devem estar bem cientes do que outras nações e grupos de poder estão fazendo em Xen’drik. E, claro, onde há perigo, um braço forte e armado e habilidades marciais apuradas também são muito necessárias. Aqueles que não estão sujeitos a falhas em face de intrigas ou batalhas são recrutados em peso para a hierarquia do Códice Carmesim.


Finalmente, a conexão entre a Profecia dracônica e os dragões de Argonnessen é forte. Aqueles indivíduos que se maravilham e anseiam pelos poderes dos dragões são atraídos pelo Códice Carmesim. Uma vez que a Profecia é como uma entidade viva que respira ao invés de uma coleção de tomos secos, as pessoas que possuem ou procuram investigar poderes dracônicos dentro de si muitas vezes se sentem como se fossem partes da Profecia dada forma e vida. E eles podem estar certos.







Onde está o Códice Carmesim?


O Códice Carmesim não tem uma verdadeira base de operações em Khorvaire, pois o grupo é composto por agentes de todas as nações e áreas. Reuniões clandestinas acontecem em locais secretos em Khorvaire, Xen'drik e em qualquer outro lugar onde duas pessoas possam encontrar privacidade.


O Códice Carmesim em Xen’drik, no entanto, achou necessário estabelecer “quartéis” em Pontal das Tormentas, onde seus agentes pudessem estar disponíveis a qualquer momento. Esses quartéis são cortiços, pensões e estalagens operados pela facção. Os membros do Códice Carmesim costumam se passar por aventureiros comuns em busca de fama e fortuna nos confins de Xen’drik. Alguns podem aceitar empregos mais mundanos em Pontal das Tormentas. Alguns membros são enviados a Xen’drik como representantes de outros grupos: espiões para as nações de Khorvaire, guarda-costas de uma casa dracoassinalada, acólitos de uma igreja ou correspondentes da Gazeta de Korranbergue.







O que um membro do Códice Carmesim faz?


Os membros do Códice Carmesim geralmente se especializam em certas áreas: coleta de informações, interpretação de informações, pesquisa, furtividade, intimidação, infiltração e extermínio, para citar apenas algumas. Os membros do Códice Carmesim que operam em Khorvaire pertencem a um dos quatro ramos:


Os Tomos – Estes são os estudiosos e pesquisadores de conhecimento acadêmico sobre a Profecia Dracônica e sobre os acontecimentos nacionais e internacionais de Khorvaire. Um Tomo passa a maior parte de seu tempo estudando e escrevendo, embora um Tomo possa ser convocado para viajar ao seguir uma pista com base em sua pesquisa ou ao compartilhar essa pesquisa com outras pessoas.


Os Martelos - Estes são os agentes militares empregados pelo Códice Carmesim. Um Martelo passa a maior parte de seu tempo guardando locais importantes, escoltando Tomos de alto escalão em missões importantes ou procurando informações em áreas muito perigosas para os Tomos entrarem. Os martelos também podem ser chamados para realizar tarefas paramilitares altamente perigosas, a fim de evitar que uma nação ganhe muito poder sobre outra e perturbe a trégua desconfortável que atualmente impede as nações de Khorvaire de se distanciarem ainda mais.


Os Espectros – Estes são os espiões e coletores de informações do Códice Carmesim. A maioria dos Espectros simplesmente realiza algum tipo de atividade diária banal como uma fachada para sua verdadeira lealdade. Espectros se infiltraram em várias esferas da vida em todas as nações de Khorvaire e em outros lugares. Um Espectro de nível inferior pode colher notícias enquanto cuida de sua rotina diária como cozinheira a serviço de um nobre ou de uma casa marcada pelo dragão. Outros Espectros ocupam posições perigosas como infiltrados em outras organizações secretas.


As Serpentes – Este tipo final de membro do Códice Carmesim é a elite da organização. Normalmente os PJs do Códice Carmesim são Serpentes. Esses indivíduos provaram ser casos especiais que podem ter sucesso em muitas funções. Cada Serpente geralmente começa em um papel em uma das outras seções, mas é promovido a Serpentes exibindo talentos especiais. Muitas vezes uma equipe de Serpentes precisa ser montada em curto prazo. A equipe será composta por aqueles que se encaixam nas funções necessárias para os objetivos específicos da missão, mas a flexibilidade é sempre fundamental. Por causa da natureza caótica e altamente perigosa da vida em Xen’drik, a maioria dos agentes do Códice Carmesim em Xen’drik são Serpentes.


Ao lidar com os fragmentos obscuros e esotéricos da Profecia, o conhecimento é obviamente importante, mesmo para os agentes mais marciais. Saber onde em Pontal das Tormentas encontrar algo ou alguém sem ter que coletar informações por 5 horas pode ser a diferença entre a vida e a morte. Conhecer o significado arcano ou religioso de um objeto ou evento pode ser mais importante para uma missão do que destruir um inimigo. A incapacidade de resolver um quebra-cabeça pode resultar em fracasso com mais certeza do que atacar um observador com uma faca de manteiga. Dito isso, mesmo o agente mais erudito deve estar preparado para viajar para os confins de Xen’drik, saltar abismos, lutar contra monstros terríveis e sobreviver aos perigos das aventuras mais exaustivas.


Mas talvez mais importante do que tudo isso, as Serpentes em Xen'drik aprendem muito rapidamente que as pessoas fazem qualquer coisa pelo poder: amigos matam amigos, os bons são vítimas de seus próprios desejos, juramentos são quebrados e aliados podem vir dos lugares mais estranhos. As Serpentes devem navegar pelo labirinto de verdades e mentiras sem serem vítimas do poder. O poder pode corromper, mas mesmo os corruptos podem viver uma vida inteira de prazer que o poder traz.







Estrutura Organizacional do Códice Carmesim


Em Xen’drik, todos os assuntos fluem através de um único indivíduo, que se reporta diretamente a Ohnal Caldyn. Como Ohnal passa a maior parte do tempo viajando por Khorvaire estudando a Profecia, seu procurador em Xen'drik é um velho amigo chamado Zekeriff Rochintilante. Conhecido como “Zeke” por todos os membros do Códice Carmesim, esse humano envelhecido se apresenta como um importador e exportador enquanto mantém seu dedo no pulso das atividades do Códice Carmesim.


Abaixo de Zeke estão três assistentes que o ajudam a manter seu negócio de disfarce, além de gerenciar as atividades do Códice em Xen'drik. Cada um desses assistentes é, por sua vez, responsável por três “manipuladores”. Os manipuladores são encarregados de gerenciar as Serpentes sob seus cuidados. Embora haja tentativas de proteger as identidades dos assistentes e manipuladores, Zeke não quer ou não consegue esconder sua identidade, e muitas vezes contata as Serpentes diretamente para dar-lhes instruções ou encorajamento. Na verdade, as identidades dos assistentes de Zeke são mais secretas do que as dele.








FINALIZANDO O TEXTO

 

O que achou deste primeiro texto de Expedições a Xen'drik? Quer mais textos dessa série traduzidos? Gosta de Eberron? Sabia que estamos com um diário de nossa campanha em Eberron que você pode começar a ler AQUI? 

 

Gostou dessa leitura? Fale conosco! Faça com que saibamos que você gostou deste texto! Comente e curta nossa página nas redes sociais! @meuspergaminhos está no Twitter (X), Instagram, Facebook, Threads, Bluesky, Youtube, Kwai e TikTok. É a gente sabe. Nossos goblins gerenciam isso tudo mal e porcamente pra você ficar informado de nossos conteúdos! Você pode encontrar nossos links nos ícones ali em cima ou visitar nosso Linktree AQUI.

 


Grupo de aventureiros realizando um descanso longo




As imagens deste post foram criadas para a campanha ou são propriedade da WotC, até onde entendemos, mas se alguma imagem não for (ou se você souber o artista), pode nos avisar que teremos o prazer de creditar a imagem!

 

O trabalho nesta página é feito de forma gratuita, com muito carinho, mas também muito esforço, para o uso de vocês em suas mesas. Gosta de nosso conteúdo? São mais de 180 posts com aventuras, ideias, material de apoio e muito mais! Considere dar seu apoio através de um pix! Nosso Pix é meuspergaminhos@gmail.com . Bons jogos!